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O nascimento de uma criança é uma experiência única, acompanhada de expectativas e diversos sentimentos frente ao desconhecido, por isso quando uma família recebe o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou hipótese diagnostica, passa por um processo de aceitação e reorganização, já que a criança necessita de maior atenção e cuidado.

O diagnóstico associa-se a diversos fatores que aumentam o estresse na rotina das famílias. Os principais cuidadores geralmente enfrentam dificuldades para lidar com os sintomas do transtorno, como por exemplo: prejuízos cognitivos, atrasos da linguagem e diferentes alterações comportamentais (agressividade, autoagressividade e estereotipias) que podem ocorrer. Eles geralmente relatam sensação de desamparo, baixa autoestima, ansiedade e estresse, já que vivenciam uma sobrecarga emocional, física e financeira decorrente do cuidado dessa criança.

Pensando em melhorar a qualidade de vida e saúde mental dos cuidadores, diversas pesquisas têm se aprofundado no estudo de treino dessas famílias, já que indicam que o envolvimento delas na intervenção tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento das crianças e na  diminuição do estresse relatado.

O Treino de cuidadores é uma modalidade de atendimento em que eles são instruídos sobre diversos conceitos, dentre eles podemos encontrar: características do TEA, estratégias de manejo de comportamento disruptivos, ensino de contato visual, imitação, brincar, interação social, comunicação, etc. Observa-se que os cuidadores podem desempenhar um papel chave na intervenção de seus filhos, ajudando a estimular comportamentos adequados, diminuir os inadequados e trabalhar para a generalização de outros comportamentos, visando modificar e ampliar diversos repertórios na criança.

Atualmente, diferentes modalidades de treinamento são implementadas, eles podem acontecer de forma individual, em grupo, por meio de instrução escrita ou vocal, role-play e/ou aulas que utilizam mídias como televisão e internet, dentre outras. Os cuidadores são treinados por profissionais capacitados, conseguindo assim compreender mais sobre as dificuldades que seu filho apresenta, além de aprender a executar procedimentos e estratégias comportamentais, tendo resultados satisfatórios para o desenvolvimento da criança. O treinamento dos cuidadores é eficaz e demonstra ser parte essencial da intervenção.

Dessa forma, nota-se que a envolvimento da família no tratamento é de extrema relevância, já que por meio de orientações adequadas os cuidadores conseguem amenizar os problemas de comportamento e auxiliar em um melhor prognóstico, além de contribuir para melhores condições de saúde mental do âmbito familiar.

 

Referências

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Naiara Silva

Psicóloga, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo e atraso no desenvolvimento pelo Paradigma Centro de Ciências do Comportamento. Pós-graduanda em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora da Pós-Graduação em Análise do Comportamento aplicada ao Autismo e outros Distúrbios do Desenvolvimento, na NEPNEURO – GO, curso onde também é supervisora clínica. Psicóloga supervisora na clínica Nexo Intervenção Comportamental, atuando com pessoas com transtornos de desenvolvimento, supervisão de profissionais, além de palestras e cursos relacionados à Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Nexo Intervenção Comportamental