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Nos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), nos transtornos do desenvolvimento ou nos casos de atraso do desenvolvimento é de extrema importância a adequada avaliação e intervenção de linguagem, uma vez que é sempre um aspecto essencial dentre as habilidades cognitivas. As alterações de linguagem influenciam no prognóstico, podendo variar de acordo com a severidade do quadro.

A habilidade de linguagem se desenvolve em diferentes níveis de forma ordenada e contínua: o nível fonológico (fonemas, sons da fala formando palavras), sintático (formação de sentenças), lexical (vocabulário), semântico (significado) e pragmático (uso funcional da comunicação). Na intervenção, serão trabalhadas as habilidades necessárias, ou seja,

os aspectos onde foram observadas dificuldades durante a avaliação. Na avaliação e intervenção de linguagem são contemplados também aspectos envolvidos na habilidade de Cognição Social, uma vez que a linguagem tem como objetivo final a comunicação e interação social.
A avaliação possibilitará o levantamento de habilidades e dificuldades de cada indivíduo, norteando a intervenção e elaboração e um programa de ensino individualizado.

A intervenção fonoaudiológica faz uso de técnicas interacionistas e comportamentais, que se complementam, uma vez que o profissional tem como objetivo proporcionar a interação e comunicação se utilizando de todas as oportunidades e possibilidades, fazendo uso de estratégias baseadas na análise do comportamento aplicada também.

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    Nexo Intervenção Comportamental